A Prefeitura de Caraguatatuba está com 251 vagas em cursos de qualificação gratuitos para população. São 235 para aulas de inglês e de espanhol promovidas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e 16 em parceria com a EDP para Eletricista de Redes.
O Programa de Formação EDP tem como foco a formação de eletricista de redes de distribuição de energia. É um curso de capacitação gratuito e as pessoas formadas farão parte do banco de talentos da EDP com possibilidade de participar de processos seletivos para vagas efetivas.
Para participar é necessário ter Ensino Médio Completo, residir em Caraguatatuba ou localidades próximas, ter disponibilidade de horário (período integral) e possuir CNH categoria “B”.
Quem for selecionado terá benefícios como vale transporte, alimentação (café da manhã e almoço), material didático, uniforme, Equipamento de Proteção Individual (EPI) e o diploma ao final do curso.
Será ensinado sobre Eletricidade básica (Lei de Ohm, potência elétrica, energia elétrica, corrente elétrica, resistência elétrica); NR-10 básico (Riscos em instalações elétricas, primeiros socorros e combate a incêndio); NR-10 SEP (Segurança no sistema elétrico de potência); NR-35 (Procedimentos de Trabalho em altura e resgate); Construção, operação e manutenção em redes de distribuição.
O curso tem duração de três meses, de março a maio, e as aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na unidade da EDP – Caraguatatuba/SP. A inscrição é online no endereço: http://vagas.com.br/v2479901.
Já os cursos de inglês e espanhol são focados na qualificação para atendimento ao turista estrangeiro. São 139 vagas para cursos online de Inglês e Espanhol, 53 vagas para cursos presenciais de Inglês e Espanhol no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE) e 43 vagas para cursos presenciais de Inglês no PAT Sumaré.
Os cursos tem duração de 30 horas e serão realizados nos períodos da manhã, tarde e noite, a partir dos dias 27 e 28 de fevereiro.
As inscrições podem ser feitas no CATE, localizado na Avenida José Herculano, 7.495, no Travessão (Subprefeitura Sul), telefone (12) 3882-6170 ou no PAT na Rua Taubaté, 520, no Sumaré. Mais informações no telefone (12) 3882-5211.
O Auxiliar de Cozinha é o profissional que presta apoio ao cozinheiro. Ele faz parte da equipe de cozinha e trabalha em estreito contato com o chef e os cozinheiros.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a profissão de auxiliar de cozinha, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
Principais funções do auxiliar de cozinha
Os ajudantes de cozinha geralmente cuidam das tarefas mais simples e rotineiras da cozinha.
Uma das suas funções essenciais é a ordem e higiene dos utensílios e a preparação dos alimentos que formam os pratos.
O objetivo é que a execução dos pratos seja o mais rápida e ordenada possível.
Ainda assim, as funções podem variar de acordo com o tamanho da cozinha em que trabalham.
Também dependerá da política de trabalho da empresa ou estabelecimento. Em geral, as principais funções de um auxiliar de cozinha seriam:
- Limpar, descascar e cortar os alimentos
- Pesar ou medir os alimentos
- Misturar ingredientes para fazer molhos
- Ajudar na preparação dos pratos prontos para servir
- Limpar e arrumar a cozinha e os utensílios
- Guardar os alimentos nos espaços certos (despensa, geladeira, congelador, etc.)
- Acompanhar o estoque de alimentos
- Gerir o controle dos pedidos
- Seguir os regulamentos higiénico-sanitários de manipulação de alimentos.
A tendência para a digitalização e implementação de tecnologias no setor de hospitalidade se acelerou mudando algumas funções próprias dos cargos de hospitalidade, incluindo as de auxiliar de cozinha.
Hoje em dia, as capacidades e competências tecnológicas são uma vantagem quando se trata de contratar pessoal. Agora através dos dispositivos digitais é relatado sobre possíveis incidentes, o controle do estoque e do inventário e os bilhetes de pedidos são recebidos.
É por isso que conhecer como funcionam os dispositivos tecnológicos e as aplicações lhe permitirá fazer o seu trabalho da forma mais eficiente.
Deixando de lado as funções clássicas do posto, hoje em dia é necessário o conhecimento dos novos dispositivos digitais, prestar um bom atendimento ao cliente, ser organizado para oferecer o melhor serviço e empático.
Estes são alguns dos pontos relevantes que estão na ordem do dia e que você deve considerar se quiser começar a trabalhar como auxiliar de cozinha.
LEIA TAMBÉM: O que faz uma Recepcionista
Vantagens de trabalhar como auxiliar de cozinha
A paixão é a característica fundamental de um auxiliar de cozinha, e o que lhe permite obter satisfação do trabalho diário.
É uma profissão adequada para pessoas que procuram um trabalho dinâmico e variado, mesmo que exigente.
As atividades são diversificadas, o ritmo às vezes é agitado, mas o compromisso é recompensado com a promoção a funções superiores na equipe de cozinha.
A figura do auxiliar de cozinha é necessária “em todos os lugares”. Ou seja, você pode encontrar emprego perto de casa, em sua cidade.
Ou, pelo contrário, aproveitar a oportunidade de viajar e trabalhar em centros de férias, ou talvez como auxiliar de cozinha em cruzeiros.
Desvantagens do trabalho
O horário de trabalho segue necessariamente o horário das refeições (almoço e jantar). No entanto, é preciso ter em mente que, especialmente em alguns países, há uma tendência crescente de deixar os restaurantes abertos o dia todo.
Em qualquer caso, o mais provável é que o trabalho de auxiliar de cozinha exija trabalhar em turnos noturnos, fins de semana e feriados.
Além disso, deve ser lembrado que as operações de limpeza e reordenação do local de trabalho geralmente se prolongam além do horário de fechamento do restaurante.
Portanto, o trabalho é bastante cansativo e requer uma boa resistência física, uma vez que é feito em posição vertical.
Além disso, com longos períodos de pé e exposição a fontes de calor (fornos e fogões).
A FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural Caraguatatuba abre inscrições, a partir de segunda-feira (21), para um novo Concurso Público destinado a contratação de profissionais de diferentes áreas para compor o quadro de servidores da instituição.
De acordo com o Edital, o Concurso busca preencher 23 vagas para cargos de Nível fundamental, como auxiliar de serviços gerais (3); Nível médio/técnico, para agente administrativo (6), auxiliar de manutenção (3), motorista II (1), técnico de projetos culturais (3), técnico em iluminação e som (3) e técnico em informática (1); e Nível superior, com vagas para analista de recursos humanos (1), arquivista (1) e procurador jurídico (1).
Aos profissionais efetivados, o salário a ser recebido varia entre os valores de R$ 1.331,70 a R$ 4.284,55, referente a jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais para o exercício das funções estabelecidas.
Os interessados devem se inscrever no período de 21 de novembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023, exclusivamente via internet, no site https://institutoindepac.org.br, mediante o pagamento de R$ 25,00 a R$ 62,00 de taxa de participação, de acordo com a escolaridade.
Para os candidatos que se enquadram nos critérios do certame, a isenção da taxa pode ser solicitada até o dia 1º de dezembro de 2022.
LEIA TAMBÉM: PAT de Caraguatatuba realiza Mutirão do Emprego para pessoas com mais de 45 anos de idade
A seleção dos candidatos se dará mediante avaliação por meio de prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 29 de janeiro de 2023, com horário e local ainda a serem divulgados. Para o cargo de motorista II será realizada também uma prova prática. Já aos candidatos inscritos para o cargo de procurador jurídico, será aplicada uma prova prático-profissional.
Vale ressaltar que a prova objetiva é composta por 40 ou 50 questões de múltipla escolha, distribuídas entre os seguintes conteúdos programáticos: língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.
Conforme estipulado no Edital, o prazo de validade deste Concurso Público será de dois anos, com possibilidade de ser prorrogado por igual período, a contar da data da homologação, a critério da FUNDACC.
Concurso Fundacc de Caraguatatuba (SP) 2022 Concurso [Aberto]
Orgão: Prefeitura Caraguatatuba
Nº vagas: 23
Taxa de inscrição: De R$ 25,00 Até R$ 62,00
Cargos: Agente Administrativo, Motorista, Procurador Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1331,70 Até R$ 4284,55
Organizadora: INDECAP
Cidades: Caraguatatuba – SP
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba realiza nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), inscrições online para 70 vagas de emprego destinadas a pessoas com mais de 45 anos de idade que queiram recolocação no mercado de trabalho.
Estão disponíveis oportunidades nas áreas de ajudante de cozinha, ajudante geral (jardinagem e piscina), atendente de padaria, atendente de frios, atendente de açougue, auxiliar de limpeza, barman, carpinteiro, coordenador de logística, eletricista, encanador, estoquista, garçom, repositor, motorista de caminhão, ajudante de entrega, operador de empilhadeira, operador de caixa, pedreiro e porteiro.
Para se candidatar é necessário se inscrever no [link]. Os inscritos serão previamente agendados e convocados pela equipe do PAT através de ligação telefônica.
O mutirão será realizado na terça-feira (22), a partir das 9h, no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), no bairro Travessão.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições para seleção online de estagiários de 28 cursos
Segundo o diretor do PAT, Allan Mattos, a ideia do mutirão para o público 45+, surgiu diante da dificuldade deste público encontrar emprego. “De todos os contratados do ano até agora, o público nesta faixa etária não chega a 10%. Então fizemos uma sensibilização com os empregadores e mostramos a real demanda e preocupação do município em oferecer esta oportunidade”, explicou Mattos.
O CATE está localizado na Avenida José Herculano, 7495 – Travessão (Subprefeitura Sul) – Telefone: (12) 3882-6170.
As inscrições do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba terminam no dia 20 de novembro (domingo) no site do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). O Edital 002/2022 da seleção está disponível na Edição 910 do Diário Oficial Eletrônico do Município desta segunda-feira (31/10).
Estudantes de 28 cursos de ensinos superior, técnico e médio (com formação de Guarda Mirim) podem se inscrever até às 12h do dia 20 de novembro pelo site https://portal.ciee.org.br/ (“Estudantes”/ “Processos Seletivos”/ “Consulte os Processos Públicos”/ “Brasão da Prefeitura de Caraguatatuba”). Após o cadastro no site, os alunos estão aptos para fazer uma prova online com o “login” e senha cadastrados durante todo o período de inscrições.
Ao logar no sistema de acesso à prova, o candidato receberá, via SMS ou e-mail, o código de confirmação para liberação do acesso à prova on-line. Quem tiver dificuldades no recebimento do código deverá enviar e-mail para eucandidatosp@ciee.ong.br (no e-mail deverá constar: nome do Processo Seletivo Público, nome completo do candidato e o número do CPF, relato do erro que está ocorrendo e o envio da imagem/“print” da tela/erro apresentado), antes do término das inscrições (20/11), relatando o problema.
Cursos
No nível superior, as oportunidades são para estudantes a partir do 1º semestre Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado), Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Empresarial, Jornalismo, Nutrição, Pedagogia, Processos Gerenciais, Publicidade e Propaganda, Redes de Computadores, Serviço Social e Sistemas de Informação e 5º semestre de Educação Física (bacharelado); além dos cursos técnicos de Informática p/ Internet, Administração e Segurança do Trabalho. Há chances para os alunos do 1º e 2º anos de Ensino Médio, com formação no curso de Guarda Mirim.
Para fazer a inscrição o estudante deve ser maior de 16 anos e morar em Caraguatatuba. O valor da bolsa-auxílio é de R$ 1.212 (um salário mínimo) para estagiários de ensino superior e técnico, e de R$ 727,20 (60% do salário mínimo) para os alunos do ensino médio, com direito a vale-transporte, para ambos os cursos. A carga horária varia entre 25 e 30 horas/semanais, conforme o nível de escolaridade.
A prova será composta de 10 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada uma, e dois minutos para resposta. O conteúdo dos cursos técnicos e ensino médio reúne cinco perguntas de Língua Portuguesa e cinco de Conhecimentos Gerais (Meio Ambiente e Cidadania: problemas, políticas públicas, aspectos locais e globais/História e Geografia/Atualidades, Responsabilidade Social).
Os testes de nível universitário envolvem 10 questionamentos de Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais (Meio Ambiente e Cidadania: problemas, políticas públicas, aspectos locais e globais/História e Geografia/ Cultura e Sociedade: música, literatura, rádio, cinema e televisão/Atualidades, Responsabilidade Social), com cinco pergunta para cada tema. A publicação do gabarito provisório ocorre no dia 21 de novembro. O resultado definitivo sai no dia 13 de dezembro.
A seleção é para a formação de um cadastro de reserva de alunos dos cursos, que serão convocados para atuar nas secretarias municipais conforme a necessidade da administração pública. O processo seletivo terá validade de 12 meses a partir da publicação da classificação definitiva, no Diário Oficial, podendo a critério da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, ser renovado por mais um ano.
O Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração está localizado na Avenida Frei Pacífico Wagner, 985 – Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 6h30. Mais informações pelo telefone (12) 3886-3700/3701 ou pelo e-mail eucandidatosp@ciee.ong.br.
Processo Seletivo
Inscrições: Até às 12h do dia 20 de novembro, no link https://portal.ciee.org.br/estudantes/processos-seletivos-especiais/orgaos-publicos/
Informações: Departamento de RH da Secretaria Municipal de Administração
Horário: 9h às 16h30
Endereço: Av. Frei Pacífico Wagner, 985 – Centro
Informações: (12) 3886-3700/3701
As inscrições do processo seletivo simplificado para 20 vagas de Guarda-Vidas por Tempo Determinado (GVTD) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo podem ser feitas até o dia 31 de outubro (segunda-feira), das 9h às 18h, na sede do 3º Subgrupamento de Bombeiros Marítimo (Subprefeitura do Porto Novo) ou no site http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br.
O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), sediado no Guarujá, abriu 600 vagas de GVTD para o litoral paulista, Represas Guarapiranga (São Paulo) e Billings (São Bernardo do Campo), durante a Operação Praia Segura 2022-2023. O contrato será assinado no dia 9 de novembro de 2022 e terá cinco meses de duração, com carga de 40 horas/semanais, salário de R$ 1.290,66, vale-transporte e vale-refeição.
Para se inscrever, é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado com idade igual ou superior a 18 anos (completos até 31/10/2022), ter certificado de conclusão do ensino fundamental, não ter antecedentes criminais e estar em dia com obrigações eleitorais e militares, bem como estar em gozo de boa saúde física e mental, comprovada mediante apresentação de atestado de saúde, assinado por médico e expedido por órgãos ou entidades integrantes do Sistema Único de Saúde, no qual conste estar apto para a prática de atividades físicas, como também outros requisitos que constam em Edital.
LEIA TAMBÉM
- IFSP Caraguatatuba oferece 160 vagas para cursos técnicos gratuitos
- Unesp oferece mais de 70 cursos online gratuitos
As provas práticas de habilidades técnicas, de caráter eliminatório e classificatório, consistem em correr/andar um percurso de 1 km, no tempo máximo de oito minutos e nadar 200 metros em piscina em, no máximo, de seis minutos. O Teste de Aptidão Física (TAF) será aplicado dia 3 de novembro, a partir das 9h, no endereço indicado no ato da inscrição.
O estágio de treinamento de 122 horas-aula inicia no dia 10 de novembro com atividades diárias de segunda a sexta-feira, durante três semanas, mais estágios operacionais aos finais de semana, conforme currículo aprovado pela Escola Superior de Bombeiros.
Além dos 20 Guarda-Vidas por Tempo Determinado do Corpo de Bombeiros da PM/SP, a Operação Praia Segura 2022-2023 contará com o apoio de mais 24 Guarda-Vidas Temporários (GVTs) da Prefeitura de Caraguatatuba, que encerraram o curso de formação, ministrado pelo GBMar, no dia 7 de outubro.
A Sede do 3º Subgrupamento de Bombeiros Marítimo fica na Avenida José Herculano, 7.495m, no Travessão (Subprefeitura do Porto Novo). O telefone é (12) 3887-3151. O atendimento ao público é das 9h às 18h.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas até o dia 23 de novembro para o processo seletivo dos cursos técnicos com ingresso no 1º semestre de 2023.
No Campus IFSP Caraguatatuba são 160 vagas disponíveis: Técnico em Administração (2 semestres – período vespertino – 40 vagas), Técnico em Edificações (4 semestres – período noturno – 40 vagas), Técnico em Informática para Internet (3 semestres – período vespertino – 40 vagas) e Técnico em Meio Ambiente (4 semestres – período vespertino – 40 vagas).
As vagas disponíveis por meio do Edital n.º 581/2022 são voltadas àqueles que estão cursando o ensino médio ou já concluíram essa etapa. Quem está cursando o ensino médio continuará estudando na sua escola e fará no IFSP apenas o curso técnico.
A seleção será por meio de prova, nas disciplinas de Português e de Matemática, cuja aplicação ocorrerá presencialmente no dia 11 de dezembro, na cidade onde o candidato escolher estudar.
LEIA TAMBÉM
INSCRIÇÕES
Para realizar a inscrição, há cobrança de uma taxa de R$ 20. Candidatos que estudaram o ensino fundamental integralmente em escola da rede pública, ou com bolsa integral em escola da rede privada e tenham renda familiar de até um salário mínimo e meio, podem pedir a isenção dessa taxa entre os dias 10 e 23 de outubro.
Acesse o edital com todas as informações sobre o processo seletivo para cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao ensino médio em https://www.ifsp.edu.br/ps2023cs
Próximos processos seletivos
As inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio acontecerão entre os dias 11 e 23 de novembro. Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são voltados aos estudantes que estão concluindo o 9º ano do ensino fundamental e estudarão tanto o ensino médio regular quanto o curso técnico no IFSP.
As vagas para os cursos superiores serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cuja inscrição é gratuita e realizada com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O calendário de inscrições será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).
O Fundo Social de Caraguatatuba e o Senai inovam e trazem para população uma qualificação totalmente inovadora e gratuita. O curso de Energia Solar Fotovoltaica ensina a instalação de energia elétrica a partir da luz solar.
As inscrições serão realizadas no dia 28 de setembro e devem ser feitas, presencialmente, na sede do Fundo Social, das 9h às 16h. Os interessados devem ter mais de 18 anos de idade; concluído o Nível Fundamental; apresentar RG, Título de Eleitor e comprovante de residência. São ofertadas 16 vagas.
O curso têm por objetivo o desenvolvimento de competências para avaliação da viabilidade técnica e financeira da implementação de sistemas de energia solar fotovoltaicos, diagnosticando fatores de consumo de energia, identificando tecnologias e equipamentos, propondo soluções de acordo com normas e determinações dos órgãos regulamentadores.
LEIA TAMBÉM
A energia solar é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável. O curso inicia no dia 18 de outubro e tem carga horária de 80 horas, sendo realizado em 10 dias.
Serão abordados temas como análise das condições para utilização de energia solar fotovoltaica; importância da implementação de energias renováveis e eficiência energética; fatores de consumo relevantes com possíveis aplicações e uso de energia solar fotovoltaico; funcionamento; dimensionamento; instalação; manutenção, entre outros.
Endereço para inscrições
O Fundo Social fica na Rua José Damazo dos Santos, 39, no Centro (próximo ao banco Santander).
Mais informações no telefone (12) 3897-5656.
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) abre nesta quarta-feira (21) as inscrições para o 5º Mutirão do Emprego. Os interessados em se candidatar a uma das mais de 250 vagas para entrevistas imediatas disponibilizadas por 25 empresas pode fazer o cadastro on-line pelo link encurtador.com.br/ikDO1 a partir das 00h até as 11h59 de quinta-feira (22). O Mutirão será realizado no próximo dia 28, das 9h às 16h, na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro.
No espaço, os candidatos também poderão entregar currículo para cerca de 200 vagas. Haverá, ainda, em parceria com o governo do Estado, emissão de Carteira de Trabalho Digital e Cursos de Qualificação com o ViaRápida – técnica de vendas e recepção.
Allan Mattos, diretor do PAT, destaca que ao se inscrever, o interessado deve estar atento à vaga disponível no link que quer concorrer porque, posteriormente, será chamado para a entrevista, no dia do mutirão, especificamente para ela. É importante que o interessado fique atento ao telefone que cadastrou no formulário. Acesse aqui o link com as vagas disponíveis.
LEIA TAMBÉM
- Vagas de emprego no Assaí atacadista: mais de 4.200 vagas em todo o Brasil
- Trabalhe na Nestlé: Inscrições abertas para processo seletivo Trainee 2023
Vagas de Emprego em Caraguatatuba
Entre as vagas já captadas pela equipe do PAT estão de agente de asseio, ajudantes de açougue, cozinha, entrega geral e carregamento, atendente, atendente de farmácia, auxiliar administrativo, cozinha, manutenção predial, mecânico, serviços gerais, balconista, carpinteiro, confeiteira, consultor, controlador de acesso, copeira, cumin, eletricista de veículo diesel, engenheiro civil, mecânico montador de veículo diesel, motorista, operador de caixa, pieira, porteiro, repositor, vendedor externo, vigilante noturno e outros.
Ele disse ainda, que mais oportunidades podem surgir durante a semana, conforme o interesse dos empregadores. “Algumas vagas serão para candidatos sem experiência e estágio. Importante que a população aproveite esta chance para garantir o ingresso ao mercado de trabalho formal, com carteira assinada”.
Quem tiver dificuldades com acesso à internet ou computador, pode procurar o PAT, à Rua Taubaté, 520, no Sumaré, ou o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empregador (CATE), na Avenida José Herculano, 7.495, no Perequê-Mirim.
Para marcar o Dia Internacional da Juventude celebrado em 12 de agosto, a Prefeitura de Caraguatatuba abre 94 vagas de curso de inglês gratuito para jovens de 14 a 18 anos de idade.
A qualificação é uma iniciativa do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) que observou a necessidade de ter um público capacitado para atuar no programa Jovem Aprendiz nos comércios da cidade, principalmente hotéis, supermercados e serviços em geral.
As aulas iniciam no dia 22 de agosto e terão carga horária de 30 horas, sendo dois encontros semanais presenciais de 1h30 cada. Serão abertas turmas em dias e horários diversos para atender a necessidade dos alunos.
O curso abordará saudações em geral, vocabulário básico e abordagem dos tempos verbais elementares com ênfase no Presente (Simple Present and Present Continuous) e no Condicional (Modal Verbs), além de simulação de situações reais do uso do idioma.
LEIA TAMBÉM
Inscrições
As inscrições começam hoje segunda-feira (15) e seguirão até sexta-feira (19) e devem ser feitas no PAT, no bairro Sumaré ou no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), no bairro Travessão. As aulas também devem ser realizadas nesses locais. Para se inscrever é necessário apresentar RG e comprovante de endereço.
CATE – Avenida José Herculano, 7.495 – Travessão (Subprefeitura Sul), telefone (12) 3882-6170.
PAT – Rua Taubaté, 520 – Sumaré, telefone (12) 3882-5211.