CadÚnico – Benefícios sociais para inscritos no Cadastro Único

Publicada por | 5 de agosto de 2021 | Notícias

Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família, vai funcionar

O Cadastro Único faz parte da vida de milhares de brasileiros e auxilia os cidadãos de baixa renda por meio de políticas públicas, as quais fornecem mais dignidade e melhorias a esses lares.

Para isso o Governo Federal utiliza das informações do CadÚnico para localizar as famílias em situação de pobreza e levar até elas implementações e programas sociais de acordo com a necessidade de cada uma.

O Cadastro Único é a porta de entrada para diversos benefícios, mas para ter acesso a eles é necessário ser inscrito. Por isso vamos sanar suas dúvidas e te mostraremos como você pode se inscrever.

O que é Cadastro Único?

O Cadastro Único trata de informações como o lugar onde vive, qual a renda, situação social e quem faz parte desta família, que quando reunidas possibilita que o governo federal, estados e municípios saibam das necessidades dos cidadãos para criar benefícios sociais e levá-los até os mais necessitados.

Como faço para me cadastrar?

É importante para a inscrição que haja alguém que seja responsável pela família, de preferência mulher, que terá que responder o questionário de cadastro, assim como ter mais de dezesseis anos, além de residir na mesma casa e fazer parte da família.

Será necessário apresentar o RG ou Título de Eleitor do responsável pela família, mas há exceções caso o mesmo seja indígena ou quilombola. Nesta situação, outros documentos podem ser usados como os que serão citados a seguir:

  • Carteira de Identidade (RG)
  • Título de Eleitor
  • CPF
  • Certidão de nascimento
  • Certidão de casamento
  • Carteira de Trabalho
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI)

É necessário apresentar um dos documentos acima de cada integrante da família.

Agora basta procurar o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – do seu município onde é possível solicitar o cadastro. Existem também iniciativas de municípios que realizam visitas domiciliares periódicas com intuito de cadastrar famílias de baixa renda.

O processo para cadastramento dura cerca de uma hora e normalmente as prefeituras agendam antecipadamente para garantir que o responsável esteja presente no dia da visita.

É importante ressaltar que após a realização da inscrição é necessário manter atualizada as informações como integrantes da família (em caso de nascimento, por exemplo), troca de endereço ou emprego etc.

Quem pode se inscrever no CadÚnico?

Os critérios para as famílias de baixa renda participarem são:

  • Ganhar até 3 salários mínimos de renda mensal ​total, ou
  • Ganhar até meio salário mínimo por pessoa.

Quais os principais benefícios para receber ao se inscrever no CadÚnico?

Através do CadÚnico é possível participar de diversos programas e benefícios sociais, dentre eles são:

  • Bolsa Família: sendo o mais popular, este programa tem como objetivo combater a desigualdade em nosso país através do acesso aos direitos, com complementação de renda e estímulo do desenvolvimento familiar. Busca atender as famílias que se encontram na pobreza e pobreza extrema, levando a elas acesso a saúde, educação e alimentação. O Bolsa Família se estende a diversos benefícios que só é possível ter acesso através do Cadastro Único.

 

  • Minha Casa Minha Vida: essa iniciativa do Governo Federal possibilita que famílias com renda familiar bruta inferior a sete mil reais tenham a possibilidade de adquirir um imóvel com condições e taxas de juros acessíveis. As prestações vão de R$80,00 a R$270,00 podendo ser financiado em até 120 meses, e a garantia para o financiamento se torna o imóvel que será adquirido. Esse programa se destina às famílias que têm o sonho da casa própria e buscam a oportunidade de conquistá-lo, logo que, as condições de financiamento são feitas de acordo com a renda familiar.

 

  • ID Jovem: Cidadãos de 15 a 29 anos que participam do CadÚnico têm direito a esse documento que beneficia os jovens com descontos de 50% em ingressos para eventos artísticos, culturais e esportivos. Além disso, fornece duas vagas gratuitas por viagem para cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação, válido para o serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​.

 

  • Tarifa Social de Energia Elétrica: destinada às famílias de baixa renda, esse benefício traz descontos na conta de energia que podem variar de 10% a 65%. Inscritos no CadÚnico que possuem algum familiar portador de patologia ou doença onde haja a necessidade de um tratamento que exija uso contínuo de equipamentos e aparelhos para funcionar também são beneficiários.

Se você e sua família se adequam aos requisitos, procure o CRAS mais próximo e agende um horário para obter os benefícios do Cadastro Único.


3 Maneiras de saber se já está inscrito no Cadastro Único:

  1. Site do Ministério da Cidadania – https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico
  2. Aplicativo Meu CadÚnico – Sistemas Android e iOS
  3. Telefone 121 do Ministério da Cidadania.
Compartilhe com amigos

3284 visualizações totais, 1 hoje

Tags: ,

Uma Resposta para “CadÚnico – Benefícios sociais para inscritos no Cadastro Único”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *