O que faz um Jovem Aprendiz

Publicada por | 23 de outubro de 2021 | Profissões

O que faz um jovem aprendiz

Atualmente, os jovens estão em busca de uma oportunidade para iniciar sua carreira, e por isso o programa jovem aprendiz pode ajudar vários jovens que desejam iniciar no mercado de trabalho. Para quem está buscando o seu primeiro emprego, o programa jovem aprendiz é uma ótima oportunidade para se iniciar, pois muitas empresas preferem contratar profissionais que tenham experiência e com isso muitos jovens que desejam iniciar no seu primeiro emprego tem dificuldade para ser contratado, então o programa jovem aprendiz nasceu para dar oportunidades para esses jovens que desejam ser contratados por alguma empresa.

O programa jovem aprendiz é uma das melhores oportunidades para os jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho, isso porque além do jovem começar a trabalhar no primeiro emprego, ele também vai adquirir experiência para arrumar mais oportunidades no futuro, e o jovem também vai adquirir habilidades, profissionalismo e vai ter o primeiro contato profissional nas sua área de atuação, o programa jovem aprendiz vai ajudar muito os jovens que desejam adquirir experiência na sua carteira de trabalho, e hoje em dia muitas empresas estão contratando jovem aprendiz para iniciar a sua jornada na empresa o que é muito bom, tanto para o jovem quanto para a empresa e também é bom para o país que vai aumentando cada vez mais profissionais e oportunidades para todos.

Como funciona?

O programa jovem aprendiz é um programa do governo que ajuda os jovens a iniciar a sua carreira no mercado de trabalho, de acordo com a lei n° 10097/2000 todas as empresas têm a obrigação de contratar os jovens para a sua empresa, a lei diz que a empresa ou estabelecimento deve contratar pelo menos 5% dos funcionários com o programa jovem aprendiz.

As empresas também tem bastante vantagem em contratar os jovens aprendiz, pois vai pagar menos salário para o jovem e ainda tem a vantagem desse jovem se especializar na empresa e essa mesma empresa contratar o jovem para trabalhar oficialmente como um profissional qualificado futuramente e pelo fato de o funcionário já aprender as funções na empresa, então a empresa vai se beneficiar por ter um funcionário já qualificado e bem treinado dentro da empresa ou estabelecimento.

O que o jovem aprendiz faz?

A função do jovem aprendiz vai depender do que a empresa vai direcionar o jovem a fazer, então a empresa vai dar todo o treinamento naquela determinada função dependendo do cargo do jovem, porém as empresas colocam tarefas para o jovem que mais vai dar experiência e que ajude no crescimento profissional do jovem.

O jovem aprendiz trabalha na empresa por meio período, pois o jovem também precisa estudar, e além do mais, não é permitido o jovem a fazer horário extra dentro da empresa, pois o jovem precisa focar também em seus estudos e deve trabalhar na empresa sem prejudicar seus estudos.
Os jovens devem fazer um curso profissionalizante mesmo estando trabalhando dentro da empresa, pois o foco é adquirir experiência e conhecimento na área de atuação do jovem.

Quais empresas devem contratar um jovem aprendiz

De acordo com o artigo de lei 429, todos os estabelecimentos sejam de qualquer uma natureza que tenha pelo menos uns 7 funcionários devem e são obrigados a contratar jovens aprendizes, todas as empresas de pequeno porte e as microempresas não tem obrigação de contratar jovens aprendizes, então isso significa que só as empresas grandes têm essa obrigação.

As empresas de pequeno porte também podem por opção contratar jovem aprendiz, pois o programa jovem aprendiz também dá oportunidades para a empresa, já que esse tipo de funcionário pode crescer e virar um ótimo profissional dentro da empresa.

Quem pode entrar no programa jovem aprendiz

Todos os jovens entre 14 e 24 anos que estejam cursando ou até mesmo ter terminado o ensino médio ou o fundamental estão qualificados para entrar no programa jovem aprendiz. Além disso o jovem precisa estar bem na escola e está sempre frequentando a escola, pois as empresas estão em busca de jovens determinados e que realmente estejam querendo virar um grande profissional e adquirir experiência no mercado de trabalho.

Como conseguir um emprego no programa jovem aprendiz

Como dissemos antes, várias empresas estão contratando jovens aprendizes e por isso existem milhares de vagas de emprego para os jovens atualmente no Brasil. Até mesmo os jovens que já terminaram o ensino médio podem entrar no programa de jovem aprendiz, isso porque o programa foi criado para ajudar os jovens que estão começando, porém o jovem que já terminou o ensino médio deve fazer um curso profissionalizantes.

Algumas empresas já oferecem o curso junto com o emprego dentro da empresa, pois o jovem além de trabalhar na empresa ainda vai ganhar um treinamento para aumentar as suas habilidades profissionais e para adquirir experiência profissional.

Para aqueles que estão cursando o ensino superior, também podem participar do programa jovem aprendiz, pois o programa incentiva as empresas a ajudar também os jovens que estão no nível superior.

Quanto tempo o jovem aprendiz pode trabalhar na empresa?

De acordo com a lei prevista para o programa jovem aprendiz, os jovens devem trabalhar no máximo 2 anos como jovem aprendiz, porém é possível o jovem trabalhar em duas empresas diferentes, por exemplo o jovem pode trabalhar um ano em uma determinada empresa e mais um ano em outra empresa, assim vai completar os dois anos de trabalho no programa de jovem aprendiz e isso é o suficiente para o jovem adquirir habilidades profissionais e experiência no mercado de trabalho.

Como se inscrever para trabalhar no programa jovem aprendiz

Muitas empresas ou estabelecimentos estão contratando jovem aprendiz, então você pode criar um currículo de jovem aprendiz e enviar para essas empresas que estão precisando.
O CIEE é uma empresa privada que ajuda os jovens a encontrar um emprego de jovem aprendiz, e você pode se cadastrar através do site do CIEE, depois de se cadastrar preenchendo todos os seus dados, a empresa vai te ajudar a encontrar uma vaga de emprego para jovens aprendiz, muitos jovens já conseguiram emprego através deste site, mas lembre-se que você também pode encontrar uma vaga para jovem aprendiz diretamente em alguma empresa que esteja contratando.

Compartilhe com amigos

310 visualizações totais, 4 hoje

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x